Natal na Região Serrana celebra a Folia de Reis e a cultura popular

A magia do espírito natalino será o presente deste final de ano oferecido aos moradores da Região Serrana do Rio pelo Sesc RJ e pelo Senac RJ com mais de 200 atrações. Mas este será um Natal diferente!! Além de atrações como Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Roberta Sá e uma ampla gama de espetáculos e outras atividades, a programação traz, com especial destaque, o Encontro de Folclore de Duas Barras

RIO DE JANEIRO – Inspirado nas mais tradicionais manifestações regionais, o Sesc RJ e o Senac RJ trazem para a Região Serrana do estado do Rio o Natal É A Gente Que Faz, uma grande viagem pelas nossas tradições, guiada pelos sonhos que marcam o Natal: amor, paz, confraternização, oportunidade, igualdade, esperança e muita solidariedade. O Sesc RJ vai celebrar a data com uma extensa programação cultural, de 8 de dezembro a 6 de janeiro, com atrações de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música e literatura, além de ações nas bibliotecas. A programação é toda gratuita ou com ingresso solidário trocado por alimentos não perecíveis que serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc.

Já o Senac RJ, desde o dia 6 de dezembro, participará com uma série de workshops para ensinar técnicas de decoração e gastronomia natalina. Entre eles estão montagem de mesa de Natal, bolo de reis, biscoitos decorados e cupcakes, panetone e chocotone, salada natalina, drinks com espumante, arranjos florais natalinos e guirlanda com suculentas.

Toda a linha curatorial norteadora da agenda é o resgate da cultura popular, com destaque para a tradição da Folia de Reis, que tem forte representatividade em diversas regiões do estado do Rio, incluindo a Região Serrana. Também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, esta celebração popular e tradicional é uma das mais emblemáticas do país, festejada em diversas regiões. Os estados onde essa tradição está mais presente são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará,  Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. Em 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais declarou a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado.

“A proposta curatorial busca abarcar manifestações artísticas que vão além dos tradicionais símbolos natalinos, expandindo o sentido alegórico do evento, mas mantendo sua essência de comunhão, congraçamento e união entre os povos”, afirma o gerente de Cultura do Sesc RJ, Alemberg Quindins.

ESPECIAL FOLIA DE REIS

Folia de Reis, Folia de Reis, Reisado, Pastoril, entre outros são exemplos de festejos que celebram a viagem dos Reis Magos, através de cantorias e indumentárias específicas. São grupos que costumam visitar as casas de porta em porta, em diversos estados do Brasil, levando alegria a todos. De olho no fortalecimento dessas manifestações culturais, grupos que perpetuam essa tradição se apresentarão em Teresópolis, Nova Friburgo e, em uma parceria com a Prefeitura de Duas Barras, o Sesc RJ fortalecerá o Encontro de Folclore do município, região com fortes laços com celebrações de Folia de Reis. O Sesc RJ leva ao evento palestras, oficinas, cine-debates, lançamentos literários, cortejos, exposições, pesquisa e apresentações em praça pública.

A proposta é justamente abarcar manifestações artísticas que vão além dos tradicionais símbolos natalinos, expandindo o sentido alegórico do evento, mas mantendo sua essência de comunhão, congraçamento e união entre os povos, principalmente por meio da valorização de manifestações populares.

Pensando em reforçar essas tradições regionais, o Sesc RJ vai instalar, do dia 08 ao dia 06 de janeiro, um presépio bem brasileiro, no Sesc Quitandinha. A “Exposição Presépios: Um Natal Bem Brasileiro” reunirá presépios, do acervo do Museu Casa do Pontal, feitos por artistas populares de diversas partes do Brasil, apresentando a riqueza estética dos presépios – importante expressão da força criativa e da alegria da celebração do Natal. A exposição valoriza as criações artísticas produzidas por integrantes das camadas populares, contribuindo para o reconhecimento da arte. Neste sentido, é uma proposta poética, relacionando arte, festa e identidade.

Também de 8 de dezembro a 06 de janeiro, na fachada do Antigo Fórum de Nova Friburgo, de forma permanente e gratuita, haverá um Vídeo Mapping temático especial Folia de Reis. No mesmo período, moradores e turistas da cidade poderão conferir na Praça Dermeval Barbosa Moreira a árvore de Natal do Sesc RJ. Mas esta será diferente! Criada a partir de signos de referência das tradições populares, a árvore valoriza a cultura brasileiraem especial da Folia de Reis – tendo como características marcantes desta festividade as fitas, cores, estandartes, chitas e a flores sem perder a identidade natalina ressaltada pelas cores vermelha e verde.

Ainda em Nova Friburgo, no dia 15 de dezembro, às 11h, a Praça Dermeval Barbosa Moreira será palco da Folia do Divino Santo Reis. A apresentação da Cia. Carroça de Mamulengos é inspirada nos reisados do Cariri. Uma brincadeira itinerante, que transforma todo o espaço em um terreiro de brincantes. Durante o percurso, os cantam, dançam, tocam instrumentos e relembram histórias natalinas utilizando bonecos, convidando todo o público a participar. No dia 16 de dezembro, às 12h, a praça recebe o espetáculo “É Tempo de Reisado”. A obra de dança narra uma das artes mais ricas e apreciadas, principalmente no nordeste brasileiro, o Reisado.

Em Teresópolis, do dia 28 de dezembro ao dia 06 de janeiro de 2019, às 19h, a Folia de Reis Estrela Marte do Oriente (Mottas) e a Folia de Reis Estrela Guia (Cruzeiro), ambas da própria cidade, se encontram para resgatar esta tradição popular. Dia 30/12, às 18h, o encontro das folias será no bairro Mottas. Dia 5/1, 20h, o encontro das folias será no bairro Cruzeiro, e no dia 6/1, 17h, o encontro das Folias na Praça Olímpica.

Já em Duas Barras, a programação busca trazer apresentações artísticas e culturais que traduzam o espírito natalino através do resgate das tradições regionais, dando visibilidade e valorizando a memória popular. Na região, a programação começa com oficinas no dia 18 de dezembro e termina com encontro de folias no dia 6 de janeiro. De 18 a 20 de dezembro, para dar os primeiros passos rumo às folias, o cenógrafo, figurinista e professor Carlos Alberto Nunes ministra a oficina de indumentárias. O objetivo é oferecer ferramentas para o desenvolvimento do processo criativo da indumentária dos grupos de Folia de Reis.

Também em Duas Barras, o artista mineiro Rubinho do Vale leva diversão, conhecimento e cultura para as crianças em duas datas: no dia 8/12, às 14h30, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. e no dia 04/01, às 20h, na Praça Governador Portela.

Nos dias 4 e 5 de janeiro, Patrick Nogueira, artista circense de Duas Barras, será o responsável pela oficina de palhaço, cujo foco é trabalhar corpo e cena do personagem mascarado da Folia de Reis. No dia 4 de janeiro, a “Trupe Família Clou – O magnífico circo de um homem só”, com humor, poesia, acidez e alegria, apresenta-se com cenas clássicas de palhaçaria, marionete, música, magia e um jogo constante entre artistas e o público.

 

  • Realização
  • Parceria
    • Sicomércio Petrópolis
    • Sincomércio Teresópolis
    • Sincomércio Nova Friburgo
    • Sicomércio Três Rios
    • Sicomércio Barra Mansa
    • Prefeitura Municipal de Petrópolis
    • Prefeitura Municipal de Teresópolis
    • Prefeitura Municipal de Nova Friburgo
    • Prefeitura Municipal de Duas Barras
    • Prefeitura Municipal de Três Rios
    • Prefeitura Municipal de Barra Mansa
    • Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
© 2019 Sesc Rio. Todos os direitos reservados. Estúdio Sync